Aula de Empredidorismo
COMERÇIO E NEGOÇIO
Mercado e compétidores
MERCADO E COMPETIDORES
Analise de
mercado umas das mais importantes seções do plano de negócios e a mais difícil
de fazer, pois o empreendedor tem que conhecer muito bem o marcado onde irá atuar,
pois só assim estabelecerá um bom plano de marketing.
Um dos erros
clássicos a serem cometidos por empreendedores iniciantes é dizer que seu
produto é único e não tem concorrência no mercado. Analisando a concorrência
deve saber que tem dois tipos de concorrentes diretos e indiretos, diretos é o
que oferece produto similar ao seu e o indireto é o que pode desviar sua
atenção fazendo que optempara não adquirir o seu produto.
Identificar as tendências
ao redor do negócio.
Descrever o setor onde
seu negócio está inserido.
Analisar os principais competidores.
Efetuar comparação com os
competidores.
A melhor forma de
apresentar essa análise é com tabelas e gráficos e sempre estar atualizando
essas análises, essa análise pode ser feita com a elaboração de uma análise
Swot da empresa. Análise da Indústria
A
análise de mercado é considerada por muitos uma das mais importantes seções do
plano de negócios e também a mais difícil de fazer, pois toda a estratégia de
negócio depende de como a empresa abordará seu mercado consumidor, sempre
procurando se diferenciar da concorrência, agregando maior valor a seus
produtos/serviços, com o intuito de conquistar clientes continuamente. É
importante que a empresa conheça muito bem o mercado no qual atua ou pretende
atuar, pois, só assim, conseguirá estabelecer uma estratégia de marketing
vencedora. Esta seção do plano de negócios deve ser a primeira a ser elaborada,
pois dela dependerão todas as outras.
Muitos
empreendedores, quando perguntados a respeito da concorrência, procuram logo
dizer que seus produtos ou serviços são únicos, sem similares no mercado e,
portanto, não possuem concorrentes. Esse é um dos erros clássicos mais
comumente praticados pelos empreendedores iniciantes e até pelos mais experientes.
A análise da concorrência é de suma importância em qualquer plano de negócios.
A concorrência (competidores) de uma empresa não se limita aos concorrentes
diretos, aqueles que produzem produtos similares. Dos clientes, convencendo-os
a adquirir seus produtos. Um bom exemplo são as locadoras de filmes. Quais
Seriam os concorrentes
de uma locadora de filmes? A primeira resposta que vem à mente de qualquer
pessoa seria: outra locadora, localizada no mesmo bairro ou região. Sem dúvida,
essa locadora vizinha é uma concorrente direta do negócio, mas, e os
concorrentes indiretos da empresa, aqueles que fazem os clientes da locadora
deixarem de alugar o filme no fim-de-semana e optarem por outros programas? E
os concorrentes com soluções substitutas? Hoje em dia, as pessoas alugam filmes
e os assistem pela Internet e raramente vão a locadoras em busca
de filmes em média física. A questão, nesse caso, é muito
mais complexa, pois parece que o negócio locadora, como existia no passado,
está em extinção, e o empreendedor deve saber analisá-lo.
Além disso, a concorrência envolve o mercado de
entretenimento. Cinemas, parques temáticos, clubes etc. são concorrentes
indiretos do negócio locação de filmes. Obviamente, quando estiver analisando o
nicho de mercado no qual a empresa está inserida, o empreendedor deve procurar
mostrar como esse mercado está segmentado, as tendências do setor e de seu
segmento específico, as tendências de consumo (nos casos em que lidam com os
consumidores diretamente), os novos ingressastes nesse mercado (novos
competidores), os substitutos (TV por assinatura com programação sob demanda,
pay-per-view eTV via Internet são um substituto à locadora de filmes
tradicional)
Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos
procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os
mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.
Existem tanto mercados genéricos como especializados,
onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos
vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os
encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre
compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de
mercado.
Marketing é a gestão dos mercados, fazendo emergir trocas
e relações com o intuito de criar valor e satisfazer necessidades e desejos. É
um processo através do qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e
desejam criando e trocando produtos e valor uns com os outros. Embora muitas
vezes pensemos no Marketing como sendo apenas praticado por vendedores, os
compradores também participam nas catividades de marketing. Os consumidores
fazem marketing quando procuram novos produtos e preços vantajosos, que eles
consigam suportar
TIPOS DE PESQUISA DE
MERCADO
A Pesquisa de Segmentação de Mercado é um estudo que proporciona a
identificação de características de compradores, níveis de demanda, efetividade
dos canais de distribuição de produtos e a participação da empresa no mercado.
De forma geral, esse estudo é um levantamento de informações gerenciais
estratégicas que podem auxiliar no gerenciamento da empresa. Nele o empresário
é capaz de identificar a posição da empresa, consumo de seus produtos, perfil
de seus clientes, entre outros, tudo isso pode ser muito valioso se for bem
aproveitado, por meio desse estudo é possível adequar a empresa à realidade do
mercado e à preferência do consumidor.
A Pesquisa de Satisfação é um estudo que pode identificar os níveis de
satisfação dos públicos interno (colaboradores) e externo (consumidor). No
primeiro caso, traz informações sobre a satisfação dos colaboradores sobre a
empresa, sobre a gestão da empresa, sobre benefícios, clima organizacional, fatores
motivacionais, qualificação profissional, entre outros. Já no segundo caso, a
pesquisa permite ao gestor identificar quão satisfeito o cliente está ou se
teve durante um atendimento, uma compra, seus produtos, suas instalações, seu
preço, entre outros. Bem, sabemos que o desejo do consumidor precisa ser
satisfeito, logo essa informação permite ao empresário concentrar seus esforços
na busca desse objetivo. O cliente é melhor estratégia de marketing de uma
organização, quem nunca pediu uma referência de onde comprar um produto ou
serviço? A maior preocupação do empresário deve ser a satisfação do seu
cliente.
Pesquisa Conjuntural é um levantamento de
informações de relações sociais, econômicas e políticas. Esse tipo de pesquisa,
geralmente é um estudo longitudinal, ou seja, pesquisa um mesmo fenômeno com a
mesma amostra para estudar o comportamento de um setor, segmento ou grupo.
A Pesquisa de Opinião é um estudo que mede
a opinião pública sobre assuntos políticos e sociais. Ela é comumente utilizada
em pesquisas eleitorais, em que medem a intenção de voto durante períodos
eleitorais, contudo pode ser utilizada para identificar impactos de ações sobre
a sociedade. Dessa forma, esse estudo permite que cientistas políticos conheçam
a popularidade de governantes e que sociólogos acompanhem a opinião sobre
problemas sociais e evolução de valores.
Com a descrição dos tipos de pesquisa de
mercado é possível entender melhor tanto os níveis de informação que elas podem
proporcionar ao empresário ou gestor, quanto o nível de utilidade das
informações levantadas por esses estudos.
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