quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

markiting e publicidade

Aula de Empredidorismo
COMERÇIO E NEGOÇIO
Mercado e compétidores



MERCADO E COMPETIDORES

Analise de mercado umas das mais importantes seções do plano de negócios e a mais difícil de fazer, pois o empreendedor tem que conhecer muito bem o marcado onde irá atuar, pois só assim estabelecerá um bom plano de marketing.
Um dos erros clássicos a serem cometidos por empreendedores iniciantes é dizer que seu produto é único e não tem concorrência no mercado. Analisando a concorrência deve saber que tem dois tipos de concorrentes diretos e indiretos, diretos é o que oferece produto similar ao seu e o indireto é o que pode desviar sua atenção fazendo que optempara não adquirir o seu produto.
Identificar as tendências ao redor do negócio.
Descrever o setor onde seu negócio está inserido.
Analisar os principais competidores.                  
Efetuar comparação com os competidores.
A melhor forma de apresentar essa análise é com tabelas e gráficos e sempre estar atualizando essas análises, essa análise pode ser feita com a elaboração de uma análise Swot da empresa. Análise da Indústria
    A análise de mercado é considerada por muitos uma das mais importantes seções do plano de negócios e também a mais difícil de fazer, pois toda a estratégia de negócio depende de como a empresa abordará seu mercado consumidor, sempre procurando se diferenciar da concorrência, agregando maior valor a seus produtos/serviços, com o intuito de conquistar clientes continuamente. É importante que a empresa conheça muito bem o mercado no qual atua ou pretende atuar, pois, só assim, conseguirá estabelecer uma estratégia de marketing vencedora. Esta seção do plano de negócios deve ser a primeira a ser elaborada, pois dela dependerão todas as outras.
    Muitos empreendedores, quando perguntados a respeito da concorrência, procuram logo dizer que seus produtos ou serviços são únicos, sem similares no mercado e, portanto, não possuem concorrentes. Esse é um dos erros clássicos mais comumente praticados pelos empreendedores iniciantes e até pelos mais experientes. A análise da concorrência é de suma importância em qualquer plano de negócios. A concorrência (competidores) de uma empresa não se limita aos concorrentes diretos, aqueles que produzem produtos similares. Dos clientes, convencendo-os a adquirir seus produtos. Um bom exemplo são as locadoras de filmes. Quais

Seriam os concorrentes de uma locadora de filmes? A primeira resposta que vem à mente de qualquer pessoa seria: outra locadora, localizada no mesmo bairro ou região. Sem dúvida, essa locadora vizinha é uma concorrente direta do negócio, mas, e os concorrentes indiretos da empresa, aqueles que fazem os clientes da locadora deixarem de alugar o filme no fim-de-semana e optarem por outros programas? E os concorrentes com soluções substitutas? Hoje em dia, as pessoas alugam filmes e os assistem pela Internet e raramente vão a locadoras em busca 

de filmes em média física. A questão, nesse caso, é muito mais complexa, pois parece que o negócio locadora, como existia no passado, está em extinção, e o empreendedor deve saber analisá-lo.
Além disso, a concorrência envolve o mercado de entretenimento. Cinemas, parques temáticos, clubes etc. são concorrentes indiretos do negócio locação de filmes. Obviamente, quando estiver analisando o nicho de mercado no qual a empresa está inserida, o empreendedor deve procurar mostrar como esse mercado está segmentado, as tendências do setor e de seu segmento específico, as tendências de consumo (nos casos em que lidam com os consumidores diretamente), os novos ingressastes nesse mercado (novos competidores), os substitutos (TV por assinatura com programação sob demanda, pay-per-view eTV via Internet são um substituto à locadora de filmes tradicional)
Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.
Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado.
Marketing é a gestão dos mercados, fazendo emergir trocas e relações com o intuito de criar valor e satisfazer necessidades e desejos. É um processo através do qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam criando e trocando produtos e valor uns com os outros. Embora muitas vezes pensemos no Marketing como sendo apenas praticado por vendedores, os compradores também participam nas catividades de marketing. Os consumidores fazem marketing quando procuram novos produtos e preços vantajosos, que eles consigam suportar

TIPOS DE PESQUISA DE MERCADO

     A Pesquisa de Segmentação de Mercado é um estudo que proporciona a identificação de características de compradores, níveis de demanda, efetividade dos canais de distribuição de produtos e a participação da empresa no mercado. De forma geral, esse estudo é um levantamento de informações gerenciais estratégicas que podem auxiliar no gerenciamento da empresa. Nele o empresário é capaz de identificar a posição da empresa, consumo de seus produtos, perfil de seus clientes, entre outros, tudo isso pode ser muito valioso se for bem aproveitado, por meio desse estudo é possível adequar a empresa à realidade do mercado e à preferência do consumidor.
     A Pesquisa de Satisfação é um estudo que pode identificar os níveis de satisfação dos públicos interno (colaboradores) e externo (consumidor). No primeiro caso, traz informações sobre a satisfação dos colaboradores sobre a empresa, sobre a gestão da empresa, sobre benefícios, clima organizacional, fatores motivacionais, qualificação profissional, entre outros. Já no segundo caso, a pesquisa permite ao gestor identificar quão satisfeito o cliente está ou se teve durante um atendimento, uma compra, seus produtos, suas instalações, seu preço, entre outros. Bem, sabemos que o desejo do consumidor precisa ser satisfeito, logo essa informação permite ao empresário concentrar seus esforços na busca desse objetivo. O cliente é melhor estratégia de marketing de uma organização, quem nunca pediu uma referência de onde comprar um produto ou serviço? A maior preocupação do empresário deve ser a satisfação do seu cliente.
Pesquisa Conjuntural é um levantamento de informações de relações sociais, econômicas e políticas. Esse tipo de pesquisa, geralmente é um estudo longitudinal, ou seja, pesquisa um mesmo fenômeno com a mesma amostra para estudar o comportamento de um setor, segmento ou grupo.
A Pesquisa de Opinião é um estudo que mede a opinião pública sobre assuntos políticos e sociais. Ela é comumente utilizada em pesquisas eleitorais, em que medem a intenção de voto durante períodos eleitorais, contudo pode ser utilizada para identificar impactos de ações sobre a sociedade. Dessa forma, esse estudo permite que cientistas políticos conheçam a popularidade de governantes e que sociólogos acompanhem a opinião sobre problemas sociais e evolução de valores.
Com a descrição dos tipos de pesquisa de mercado é possível entender melhor tanto os níveis de informação que elas podem proporcionar ao empresário ou gestor, quanto o nível de utilidade das informações levantadas por esses estudos.




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