Luisa Zelia Madade, mais conhecida pelo seu pseudonimo Liloca, nasceu aos 29 de Abril de 1985, na cidade de Tete (Moçambique)
Licenciada em Direito, pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTM), e é uma das referências na música moçambicana.
O gosto pela dança marcou a sua infância, Liloca iniciou a sua carreira como dançarina ainda no ensino primário, mais tarde envolveu-se em vários grupos de dança, mas preferiu fundar a academia “Sweet Dance”, um espaço que gerou vários bailarinos e grupos de dança, em Moçambique.
Entre 2004 e 2006, na qualidade de bailarina, trabalhou com MC Roger, uma outra referência na música moçambicana, durante aquele período, ela atuou em grandes palcos. Porém, em 2006, decidiu unir a dança e a voz, tornando-se cantora.
Sob desconfiança das suas capacidades de pessoas próximas e não só, Liloca estreou-se no mundo musical, com a faixa “Como Ela Dança”.
Num momento em que Maputo confrontava-se com um fenómeno de roubos em residências e nas ruas, Liloca lançou a música “Muyive” (ladrão), na qual apelava o fim dos roubos. A faixa foi cantada em xangana, uma língua bantu falada no sul de Moçambique.
Com aquela faixa, a cantora ganhou o prémio de “Melhor Música Revelação”, em 2007, no prestigiado concurso musical “Ngoma”, promovido pela Rádio Moçambique, e no mesmo ano, lançou o seu primeiro álbum, intitulado “Tic Tac é Meu Style”, e daí nunca mais parou.
Em 2010, a artista exibiu as suas habilidades de dança, no concurso “Dança dos Artistas”, onde conquistou o primeiro lugar, ou seja, Liloca facturou 500 mil Meticais, e a este prémio juntaram-se outros quatro, arrecadados em várias categorias, no “Mozambique Music Awards”, nos anos seguintes.
Em 2015, Liloca tornou-se na primeira cantora moçambicana a ser inclusa na comitiva presidencial para uma visita de Estado a um país estrangeiro, onde teve como destino Portugal. Em 2016, a artista celebrou 10 anos de carreira musical.
ANUCIO
0 comentários:
Postar um comentário